sexta-feira, 1 de maio de 2009

A lição de Adão

"Dizem que Eva foi feita da costela de Adão; não para mim. Para mim Eva foi criada do insubstituível: da alma. Sim, minha Eva foi feita arrancando minha alma. Roubado fui, e a isso não dou a mínima; até chego a pensar que minha alma era baixa mercadoria para você. Tão baixa que um dia você fugiu, esse é o problema.
Minha querida, o mundo sozinho é um lugar estranho. O céu fofo de antes ficou tão longe, as estrelas mornas se tornaram passado morto e o mais pesado é saber que aqueles que amamos precisam um dia partir. Como você.
Tudo se tornou perecível, passageiro; acho que não vale à pena amar, muito menos o meu amor por você! Não entendo, por que me abandonou? Sou amaldiçoado por amar? É isso? Prefiro ser uma pedra então, antes isso a ter o peito sempre gélido!"

Meu nome é Adão. Escrevi isso a um tempo atrás. Eu mudei, mas o mundo acredito que não, porque está forrado de pessoas como eu fora: Adão sem Eva, sem alma. Por isso, quero dizer a todos algumas coisas:

-O tempo mostra que o céu permanecerá distante pelo infinito enquanto Eva estiver longe. E esse infinito significa até onde demoramos para entender que ela não fugiu, mas que nos deu a liberdade. Eva está em tudo aquilo que conseguirmos amar.

-Amar não significa se sentir bem, nem completo. Amar é fazer-se de instrumento para que o outro possa se sentir bem e a nossa plenitude é simples consequência disso. Se um dia se sentir infeliz é porque não está amando de fato.

-Eva nos amou e continua a nos amar.

-E para terminar, saibam que tudo perece realmente, mas não para tornar nosso esfoço vão, e sim para que aprendamos a dar valor a tudo.

À minha família, ao pessoal do Centro Sumaré e a todos que me apoiaram em tempos difíceis.

Nenhum comentário: