domingo, 2 de março de 2008

Motivos

Antoine Saint Exupery

Sei que martelo um pouco no assunto de "sentido da vida", mas acredito que é um tema que nunca deve ser abandonado até que fique claro para cada um. Diante disso, mais um belíssimo texto do francês Saint Exupéry pertencente ao seu livro "Terra dos Homens". Espero que sirva de orientação para esse mundo considerado como globalizado, mas que possui um Oriente e um Ocidente com claras divergências, além de uma África que foi esquecida por todos.

"Para compreender o homem e suas necessidades, para conhecê-lo no que ele tem de essencial não é preciso opor, umas às outras, as evidências de vossas verdades. Sim, vós tendes razão. A lógica demonstra tudo. Tem razão mesmo aquele que lança todoas as desgraças do mundo sobre os corcundas. Se declaramos guerra aos corcundas logo aprenderemos a nos exaltar. Vingaremos os crimes dos corcundas. E certamente os corcundas também comentem crimes.
É preciso, para tentar distinguir o essencial, esquecer por um momento as diviões que, uma vez admitidas, arrastam todo um Alcorão de verdades intocáveis, e o fanatismo conseqüente. Podem-se classificiar os homens em homens da direita e homens da esquerda, em corcundas e não corcundas, em fascistas e democratas, e essas distinções são inatacáveis. Mas a verdade, vós o sabeis, é o que simplifica o mundo, e não o que gera o caos. A verdade é a linguagem que exprime o universal. Newton não "descobriu" uma lei que estivesse durante muito tempo dissimulada, como a solução de uma charada. Newton efetuou uma operação criadora. Fundou uma linguagem de homem que pode exprimir a queda da maçã na terra e a ascençsão do sol. A verade não é o que se demonstra, é o que simplicifca.
De nada vale discutir ideologias. Se todas se demonstram, todas também se opõem, e tais discussões fazem desesperar da salvação do homem. Isso quando o homem, em toda parte, ao redor de nós expõe as mesmas necessidades.
Queremos ser libertados. O que dá uma exadada no chã quer saber o sentido dessa enxadada. E a enxadada do forçado (prisioneiro), que humilha o forçado, não é a mesma enxadada do lavrador, que exalta o lavrador. A prisão não está ali onde se trabalho com a enxada. Não há o horror material. A prisão está ali, onde o trabalho da enxada não tem sentido, não liga quem o faz à comunidade dos homens.
E nós queremos fugirda prisão."
itálico acrescentado

E quem não quer? Pena que muitos acabam se contentando com a situação quando olham o corcunda ao lado, preso em sua solitária. Todo o podre deste mundo é culpa dele, e eis que a nossa jaula se converte em um paraíso. Até quando?

Nenhum comentário: